segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Propostas de educação





Desenvolver nas comunidades núcleos complementares da educação formal, aproveitando espaços inicialmente ociosos como clubes, centros sociais, quadras e até mesmo as próprias escolas para instalar polos de educação integral, contemplando atividades como: reforço escolar, esporte, cultura, cidadania, e educação ambiental. A grade de monitores dessas turmas será formada por estudantes contemplados com bolsas que o município oferece nas universidades particulares de Petrópolis, com supervisão pública. (A infraestrutura de outras secretarias, como Cultura e Esportes e Lazer, servirá de apoio à escola de tempo integral, permitindo ações como visitas sistemáticas a museus e promoção de competições esportivas).

Fiscalizar os investimentos em educação e a aplicação do mínimo constitucional de 25% de verbas municipais em educação, promovendo o aumento progressivo dos investimentos.

Organizar grupos de trabalho que englobem os professores, funcionários, pais e alunos, para posteriormente promover (periodicamente) um fórum, a partir do qual possa ser elaborada uma política municipal de educação mais contundente.

Criar, através de lei, oferta de educação especial na perspectiva inclusiva, mantendo classes especiais para os que não apresentem condições de serem incluídos em turmas regulares, oferecendo ainda educação escolar e preparação profissional aos maiores de 17 anos, através de ações interdisciplinares entre as várias secretarias.

Dar ênfase, incentivar e fiscalizar o trabalho que vem sendo desenvolvido por diversas instituições para a capacitação dos profissionais de educação, entendendo que todos os atores que compõem um sistema educacional são fundamentais à formação do individuo, considerando assim, diretores, coordenadores, secretários, professores, inspetores, merendeiras e assistentes de modo geral.

Incentivar e captar para a cidade cursos técnicos em consonância com as vocações econômicas da localidade, priorizando as áreas do turismo, indústria têxtil, cultural e tecnológica.

Criação de campanhas para fomento à leitura, envolvendo todos os níveis da sociedade civil através de eventos que contemplem a troca e a doação de livros, a contação de histórias, oficinas e palestras  destinadas a públicos específicos (estudantes, portadores de necessidades especiais), incentivo à produção literária dentro e instalação de bibliotecas comunitárias itinerantes.

Criação de uma feira de ciências municipal que envolva todas as escolas da rede em um grande evento, gerando interação, entretenimento e transmissão de conhecimento, alcançando grande participação de toda a comunidade.

entretenimento e transmissão de conhecimento, alcançando grande participação de toda a comunidade.

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